O Tempo e o Vento

“E aí meu velho amigo, como vai?, disse o Vento ao Tempo, como aqueles que não querem nada. “O que você quer?”, o Tempo falou, rabugento e desconfiado, já que o Vento não era nem um pouco confiável, pois levantava a saia e vestidos de mulheres quase indefesas, bagunça os cabelos daqueles que vão numa entrevista de emprego, destrói guarda-chuvas na companhia da amiga Tempestade. “Qual é velho Tempo?Teus ponteiros acordaram de TPM?, “Tu sabes que eu não tenho sexo. Não sou mulher e nem homem, não me venha com brincadeiras imbecis, não tens o que fazer não?Sabes que comigo ninguém brinca, pois sou a única verdade que existe neste universo, eu e a Morte, somos a única coisa na certeza dos pobres e tolos humanos”. O Tempo estava raivoso, bufando seus minutos e segundos. “Calma aê sabichão, mestre do universo!Os “tolos” humanos tentam te enganar o tempo inteiro, atrasando ou adiantando os seus ponteiros, mulheres aplicam um tal de botox pra esconder as rugas causadas por ti, outros “pobres” humanos, simplesmente te ignoram. Você assim como eu, é tão ou mais odiado, na mesma proporção daqueles que te amam. As pessoas vivem querendo brincar contigo, voltando ou adiantando seus minutos. Qual teu argumento agora, meu Rei?”, disse o Vento, com o raro aspecto sério, tão sério que por alguns minutos os moinhos de vento do planeta Terra pararam de girar. O Tempo encarou o Vento bufão, um verdadeiro bobo da corte, divertido mas muito chato. “Os tolos humanos que tentam me enganar, enganam somente a si mesmos, por isso são tolos, se acham tão espertos, que ao final se iludem, achando que conseguiram escapar das minhas areias, que escorrem tão lentamente numa antiga ampulheta. Humanos, sempre se desvencilhando das horas, mal sabem eles, que elas infindavelmente escorrerão por entre os dedos.” Na televisão de Dona Janete, a previsão do Tempo anunciava tempestade com rajadas de Vento…

Como o tempo custa a passar quando a gente espera! Principalmente quando venta. Parece que o vento maneia o tempo.
Érico Veríssimo

 

Comente!

